DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA 2ª GINCANA DIGITAL!!!!


Queremos divulgar o resultado da 2ª Gincana Digital com o texto escrito pela acadêmica de jornalismo Gislaine Windmüller, que muito bem sintetizou nosso trabalho com a sua redação:

BRINCANDO DE BLOGUEIROS
Ligados diariamente a internet, podemos usá-la facilmente como meio de aprendizagem e estudos. Essa foi a ideia de Angelita que, através de atividades voltadas às séries inicias, fez com que os participantes da Gincana Digital usassem a internet de forma consciente e segura.
Já imaginou ficar um dia sem acessar a internet, twittar ou mandar recados no orkut? Nos dias atuais é até difícil nos afastarmos, mesmo que quiséssemos, da rede. Trabalhamos, conversamos, namoramos, mantemos contato com pessoas do outro lado do mundo. Mas, afinal, a internet só serve para cultivarmos nossos contatos sociais? A resposta é não, pois além de tudo que já foi citado, podemos também estudar, ler e trocar opiniões. Foi pensando nisso que Angelita Kläsener, coordenadora do Telecentro Comunitário de Inclusão Digital de Panambi, desenvolveu um projeto chamado “Gincana Digital”, envolvendo estudantes do município.
A Gincana Digital tem como objetivo apresentar algumas possibilidades oferecidas pelos equipamentos tecnológicos disponíveis nos Telecentros e no laboratório de informática das escolas, assim como a utilização consciente da internet, além de incentivar o uso de ambientes virtuais para aprendizagem. Angelita contou à redação D`O Barata que a idéia surgiu da necessidade de divulgar o Telecentro e as ações que são possíveis realizar dentro dele, bem como integrá-lo às escolas, aproximando-o dos estudantes e professores. “Visitei sites de outros Telecentros e encontrei um projeto parecido, aí foi só adaptar para nossa realidade”, disse.
Na Gincana, cada equipe participante tem o desafio de construir um blog na internet, utilizando os recursos digitais como ferramenta de registro e de produção. No decorrer de cada prova, são postadas no site do Telecentro orientações que podem ajudar os participantes a realizar todas as tarefas da Gincana com sucesso.
Passo a passo: A tarefa a ser realizada é divulgada no site do Telecentro e também por e-mail. Cada equipe deve cumprir a prova no tempo determinado e depois publicar os resultados - fotos e textos - no blog que foi criado.
Na primeira edição da Gincana, em 2009, o resultado foi tão positivo, que foram os próprios professores que pediram que houvesse a segunda edição. “Há o envolvimento principalmente das professoras que aprendem a utilizar um recurso muito bom que é o blog como ambiente virtual de aprendizagem”, afirma Angelita.
Nos critérios de avaliação, constam pontos como criatividade, pontualidade e execução, e na soma dos pontos a vencedora da primeira e segunda edição da Gincana foi a professora Marielli, da Escola Municipal Princesa Isabel. “Sou apaixonada pela minha profissão e sempre fiz uso das tecnologias para melhorar a qualidade do meu trabalho. Os alunos sentem-se motivados a realizar as atividades propostas, uma vez que estão conscientes de que tudo será publicado num espaço virtual, que estará disponível a qualquer pessoa”, comentou a professora. “Os temas propostos pela Gincana fazem parte do currículo escolar e, por isso, não exigem grandes alterações no planejamento da professora. Independente do resultado, os blogs das equipes tornam-se ricas fontes de pesquisa e sugestões de atividades”, concluiu.

BOX
O que é Telecentro?
Telecentros Comunitário de Inclusão Digital são espaços públicos providos de computadores e conectados a internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação, com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos.
Gislaine Windmöller
Acadêmica de Jornalismo da UNIJUÍ

0 comentários:

Postar um comentário